domingo, 9 de setembro de 2012

Entrevista com o padre Flávio Augusto, CR

O EEF 2012 teve a graça de contar com a presença do padre Flávio Augusto, CR, da diocese de São José dos Pinhais/PR. Durante os dias que esteve na capital piauiense o sacerdote que é assessor eclesiástico da RCCPR concedeu ao Ministério de Comunicação Social da RCCPI. Durante a entrevista, que foi concedida na sexta-feira (07), primeiro dia do evento, Pe. Flávio enfatizou aspectos relevantes entre a Igreja e a RCC. Acompanhe abaixo. 


MCS - Pe. Flávio qual a sua avaliação da iniciativa da Coordenação Estadual da RCCPI em promover este Encontro de Formação? 

Pe. Flávio - Sobretudo este encontro é fruto de uma comunhão entre os setores da RCCBRASIL que tem como missão maior a viver a Cultura de Pentecostes. O nosso Movimento é um organismo vivo e sistêmico e, em comunhão com a Igreja, vive a experiência da Efusão do Espírito Santo individualmente para depois ser compartilhada entre os irmãos. 

MCS - Na sua pregação da manhã foi enfatizado a falta do uso contínuo do Catecismo da Igreja Católica. Então a utilização das diretrizes do CIC dentro das pregações nos Grupos de Oração seria uma alternativa? 

Pe. Flávio - Certamente que sim. O pregador tem uma aproximação mais direta com a comunidade, é conhecedor de suas necessidades sabendo dessa forma a melhor maneira de utilizar o Catecismo dentro da pregação. A Renovação precisa viver aquilo que a Igreja vive, gerando assim uma cultura de comunhão. Um exemplo fantástico é o uso do YOUCAT (Catecismo para a Juventude), pois nele a Igreja fala de forma clara e objetiva à juventude. 

MCS - Ao término da pregação o Sr. convidou os presentes a renovarem as promessas do Batismo, qual a necessidade de estarmos renovando-o? 

Pe. Flávio - A renovação das promessas do Batismo é um retorno radical a nossa identidade batismal, sendo isso a vivência da vida cristã. Tal renovação nos dá a convicção da necessidade de pedirmos o batismo do Espírito Santo. 

MCS - Qual seria então a mensagem que o Sr. tem para toda a RCCPI? 

Pe. Flávio - Desejo do fundo do meu coração que todos que estejam fazendo este Encontro sejam aquilo que Deus quer. A RCC precisa viver a vontade de Deus, pois segundo (o memorável) dom Bosco só sabe viver, quem se prepara para morrer.

~>Curta a nossa página no Facebook
~>Siga-nos no Twitter. Clique aqui
  

--
Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário