sábado, 29 de março de 2014

Conservar a Unidade pelo Vinculo da Paz


Ensino I – Formador Pe. Adão Cruz - Assessor Eclesial da RCC PI 

Carismáticos de todos os pontos do Estado, após a oração inicial e as boas vindas do Presidente do Conselho Estadual da RCC PI que já os preparava para viver a Graça da Unidade,  ouviram do Pe. Adão Cruz, da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Tancredo Neves – Teresina – PI) a primeira formação.

O ensino teve início com uma canção em que na letra havia um pedido forte para Jesus estar muito perto de nós: “ me renova, me dá uma face nova para eu poder mostrar para o meu irmão a tua face em mim”. Pe. Adão inicia a formação alertando aos presentes que nós não somos os autores da unidade, nossa missão é conservá-la, o autor da unidade é Jesus. Ele quis estar em nós.

Ao refletir sobre o tema da RCC para este ano ele nos indica que o próprio tema é  uma oração, uma vez que se pede ao Senhor a Graça de conservar tal unidade. Pe. Adão fez uma profunda reflexão sobre a unidade com palavras exortativas ao explicar a diferença entre os termos SIMBÓLICO e DIABÓLICO. 

A primeira palavra se remete à unidade, visto que a palavra tem sua significação voltada para reunião, ao passo que a segunda palavra indica divisão, nesse aspecto o formador é enfático ao dizer que em muitas situações somos mais diabólicos que simbólicos, mais afastamos que atraímos, pois quem conserva a unidade não dissipa. Aqui ele lembrou aos presentes sobre Pedro quando estava na casa de sua sogra, cheio de dúvidas, assim como nós, sobre o perdão e pergunta ao Senhor “quantas vezes devo perdoar, até sete vezes?”. Jesus responde a Pedro e dá a ele parâmetros mais largos à visão limitada de Pedro; Jesus diz que devemos perdoar 70 x 7, ou seja, devemos perdoar sempre.

E essa atitude de perdão se refere a três palavras: VIVER (estar vivo, respirar, etc), SOBREVIVER (estudar, trabalhar, etc...) e CONVIVER (viver junto). Para essa última terminologia, segundo Pe. Adão,  é preciso conversão, pois quando se vive em comunidade se experimenta sentimentos diabólicos e nessa perspectiva Pe. Adão pergunta a todos quantos vezes já havia magoado ou sido magoado por alguém. Esse fato é importante porque a falta de amor nos faz perguntar “quem é o meu próximo?” O pronome possessivo quebra a unidade e a esse respeito os carismáticos foram exortados a não quebrá-la, uma vez que a Igreja tem lutado há mais de dois mil anos para conservá-la. Tal exortação foi taxativa e várias vezes repetidas: “se  nem o diabo conseguiu quebrar a unidade da Igreja, não vai ser você que irá quebrar”.

Essa pergunta direcionada a partir da Palavra em Lucas 10, 29 -37. A atitude do Samaritano  que não se importou com as diferenças, mas fez  prática do bem. A relação desta Palavra com a nossa vida diária diz respeito também a três palavras:  ANTIPATIA, SIMPATIA, EMPATIA, essas palavras têm como radical a palavra grega pathos (paixão). E às vezes somos movidos pelos sentimentos contrários e falamos do outro e sobre o outro, aqui mais uma vez o Sacerdote exorta o movimento a assim como aquele samaritano que se humilhou.

Em tempo de pensar em unidade algo que foi referenciado na pregação foi sobre o uso das redes sociais, as pessoas não são mais capazes de abraças e de encontrar as pessoas e se restringem apenas em mandar mensagens; lembrou que em tempos de unidade é preciso ter cuidado com o outro, evitando os “fuxicos”, se os carismáticos têm exercitado o dom de línguas, devem-na exercitar para a comunhão  e não apenas ver as fraquezas dos homens, pois  quem acusa faz uma ação diabólica.

Um outro ponto de reflexão levantado por Pe. Adão durante a formação foi quanto ao comportamento dos fiéis durante a comunhão. Diz ele que muitas pessoas não querem comungar tocando na eucaristia com as mãos ou então o fazem de joelhos. Aqui, o sacerdote foi enfático: "não comunga com a mão que é suja, indigna, mas comunga com a língua que é mais pecadora ainda?". O questionamento, sem dúvida é forte, no entanto necessário para o crescimento do movimento.

Se a língua é muito pecadora é preciso bom sendo para corrigir o irmão, e a esse respeito os carismáticos foram orientados conforme a Palavra. Se queremos corrigir alguém, ensina o formador, devemos fazer como ordena a Palavra Mt, 18, 15-17: "Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três  testemunhas.

 Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. Se recusa ouvir também à Igreja, seja para ti como um pagão e um publicano".


O ensino foi finalizado com grande momento de oração pedindo a unidade ao tempo em que o sacerdote realizou oração de expulsão de todos sentimento de falta de unidade. Finalizou o ensino convidando a todos para, de mãos dadas, cantar a música inicial para dar start inicial para o EEF 2014, que tem grandes promessas para toda RCC PI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário