quarta-feira, 27 de março de 2013

Encontro Estadual de Formação

Encontro Estadual de Formação: a festa da unidade  na RCC PI

A RCC PI estará recebendo no Liceu de Teresina - PI, de 28 a 30 de março, as lideranças de todas as Dioceses do Estado do Piauí para juntos, Conselho Estadual, Diocesano e Coordenação de Ministérios, realizar o Encontro Estadual de Formação – EEF 2014 que tem como tema central a moção que já fora trabalhada no ENF 2014: “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4,3)”.

O Encontro terá início na sexta-feira (28) com a celebração da Santa Missa às 19:30 h. Logo no sábado, bem cedo começam as atividades que foram planejadas para o Encontro e que se estendem até o domingo com vasta programação para que todos os momentos sejam valiosos para a formação do movimento.

Nesta edição, o EEF2014 contará com as presenças de Bispos Dom Alfredo Scháffler - Bispo da Diocese de Parnaíba  e Dom Jacinto - Arcebispo da Arquidiocese de Teresina; Pe. Adão. Do Conselho Nacional estarão dando formação: Francisco Cassimiro Júnior, do Ministério de Música e Artes,  Maragon do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Carlos e Cleusa Bombonati do Ministério para as Famílias. Em nível Estadual,  Carlos César, Presidente do Conselho Estadual da RCCPI e membro da comissão nacional de Formação da RCCBRASIL e todo o Conselho  e Equipe Estadual da RCCPI.

A expectativa é de que a RCC PI terá um Encontro abençoado e que todos aqueles que dele participar possam mergulhar da Graça da unidade e assim poder inflamar os Grupos de Oração no desejo de viver a unidade com Jesus Cristo, visto que o encontro se destina a realizar o repasse do ENF 2014 e assim todo o movimento viver a unidade.


EM BREVE ENSINOS #EFF2014 
________________________________________________________________________




Ensinos 2012

Beatriz Vargas foi uma das formadoras oficias desta edição do EEF. O Ensinamento foi dividido em três partes para os carismáticos de todos os ministérios, além de formação específica para o Ministério de Pregação, uma vez que ela é atual Coordenadora do Ministério da Pregação, em nível nacional.

A temática central do Encontro pauta-se na moção nacional: ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO, A NOSSA FÉ (I Jo 5, 4b). É com este tema que toda a RCC no Brasil irá conduzir as  suas ações. Antes mesmo de iniciar a formação Beatriz convidou a família carismática do Piauí a refletir sobre as recomendações de São Paulo em sua carta aos Filipeses: “Seja a atitude de vocês, a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou o ser igual a Deus era algo que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, nos céus, na terra,e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Flp 2, 5 -11)”.

Foi essa a promessa, diz Beatriz: “quando o filho do Homem fosse erguido outros seriam atraídos pela cruz”, assim antes mesmo de iniciar a formação ela faz um convite para que ergamos Jesus em todas as situações, consagrando-nos ao Senhor por inteiro. E foi assim que tivemos o início na formação, reafirmando o Senhorio de Jesus em nossas vidas. E nesse momento já fomos mesmo abraçados pelo Espírito Santo, que fez em nós maravilhas, neste EEF, 2013.

Os ensinos, repasses do Encontro Nacional de Formação (ENF) foram divididos em três momentos: Fé Teologal, Fé Virtude e Fé Carismática. Antes mesmo de abordar os três conceitos, a formadora contextualiza a temática à luz do Ano da Fé, declarada pelo Papa Emérito Bento XVI, mediante o documento Porta Fidie – Porta da Fé – que convidou a Igreja do mundo a uma autêntica e renovada fé.


A essência dessa fé é batismal. Só é possível crer nos mistérios divinos por meio do Espírito Santo, e quando nos batizamos recebemos esse dom que nos dá a consciência a consciência de que Deus é pai. Além disso, a fé teologal nos dá a capacidade de acreditar nas verdades reveladas por Deus,um pai que se importa conosco e que cuida de nós. A partir desse crer tudo muda em nossas vidas. Aqui Beatriz testemunhou um fato que aconteceu em sua caminhada. Um pedinte foi por ela evangelizado, ele foi ao grupo de oração, foi batizado no Espírito Santo e naquele dia a pregação era sobre o amor de Deus. Depois de ouvir a pregação, aquele homem se disse um foragido da justiça, disse que iria se entregar, cumprir suas penas e assim o fez. Após sair da prisão arrumou emprego, saiu das drogas e procurou o sacramento do matrimônio e ela, a Beatriz foi sua madrinha de casamento. Temos depois ele fora assassinado pelos traficantes de drogas, mas o que importa de fato é que o amor de Deus transformou a sua vida para a eternidade, ele teve essa oportunidade a partir dessa consciência, a que Deus é pai, que nos ama e cuida de nós.

A fé teologal também nos faz crer firmemente em Jesus Cristo e quem crer e invoca o nome de Jesus derrota o mal, assim como Ele venceu o mal, venceu a morte para nos libertar e nos salvar. Essa característica da fé também nos possibilita crer no Espírito Santo que está eternamente conosco, é o Ruah, é o sopro, é a torrente transbordante que transforma do caos em cosmos, uma vez que tudo que Ele toca, transforma.

Essa fé nos permite crer na mística de que PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO é um só Deus e que se tornam regras de amor nessa revelação.

Para melhor ilustrar o efeito dessa fé em nós, Beatriz cita o Documento de Aparecida (17): “Nossa alegria, portanto, baseia-se no amor do Pai, na participação no mistério pascal de Jesus cristo que, pelo Espírito Santo, faz-nos passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo da existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é um sentimento artificialmente provocado nem um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convida a entrar em seu reino. Ele nos ensinou a orar dizendo “Abba, Pai” (Rm 8,15; cf. Mt 6,9).”

Sendo assim, para nós nada é relativo. Por meio da fé teologal é possível nos posicionarmos pelas escolhas de estarmos no caminho de Jesus. Quem faz essa escolha não pode vacilante, a exemplo das famílias que se desfazem por meio do divórcio e que submetem os filhos a outros esposos que não as criam com amor paternal ou maternal. Beatriz diz que isso causa grandes problemas nas famílias, mas se crermos que “verdadeiramente um Deus se esconde em tua casa, o Deus de Israel, um Deus que salva! (Isaías 45:15)” as famílias não serão desfeitas e encherá nossa vida de alegria, pois só Deus preenche a alegria da nossa alma e é por isso que a Fé salva o mundo.

A fé é, portanto, um ato de adesão a Jesus Cristo. O Senhor quer restaurar a nossa fé, assim como salvou o jovem epilético (Mc 9, 14-27), pois o encontro com Jesus faz-nos perceber quem somos. Ele quer realizar milagres em nós e em nossa família, sendo assim a fé teologal nos dá a alegria da salvação. Esse ensino foi finalizado com profundo momento de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário