quarta-feira, 27 de março de 2013

Ensino 2 - A Fé Virtude - III EEF 2013




Como consequência do crer na Trindade Santa há dentro de nós uma fonte de amor que tem como desdobramento a FÉ VIRTUDE. O maior exemplo de virtuosidade a qual conhecemos é a Fé de Maria, a sua fé em Deus a fez exultar de alegria.

Nesse momento Beatriz nos fez lembrar da virtude de Maria proclamando o Magnificat, descrito pelo Evangelista Lucas.

Sendo assim a fé virtude é aquela que se celebra e que é capaz de gestos de bondade. Maria era boa e tinha gestos de bondade, ela foi a primeira a crer nos mistérios divinos: “faça tudo o que ele mandar”.

Beatriz propôs aos carismáticos uma pergunta sondativa: “ Meus pensamentos são bons? O que eu falo em casa? O que falo pelas costas dos outros? Eu me alio ao inimigo? Ela afirma que se nossas palavras são de acusação, nosso aliado é Satanás.

E continuando a perguntar propôs mais perguntas: o nosso coração é bom? Para obter essa resposta a formadora contou uma dica que ela ouviu do Bispo que pregou no Encontro Nacional de Formação: “para saber se seu coração é bom, faça uma lista de todas as pessoas das quais você  não gosta. Se a lista for grande ela revela como é o seu coração.
Mas Beatriz acrescenta algo a mais para esta dica. Ela afirma que se quisermos celebrar a nossa fé precisamos ir além da lista, precisamos mudar e sabe como? Rezando pelas pessoas da nossa lista. Acrescenta ainda que se alguém nos prejudicou é porque não está em comunhão com Deus e, portanto, precisa da nossa oração.

Só age virtuosamente que acreditar em Deus e acreditar nEle é nosso grande tesouro e quem o tem precisa anunciar que o possui, além de distribuí-lo,pois a missão da Igreja é Evangelizar. O Documento de Aparecida, número 29 nos propõe uma atitude missionária: (...) como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo (...) (Documento de Aparecida, 29).

A razão pela qual devemos anunciar Jesus é porque, segundo Beatriz conhecê-lo é o melhor presente que uma pessoa pode receber, tê-lo encontrado é o maior troféu de nossas vidas.
Então, fazer Jesus conhecido por meio de nossas palavras e obras é nossa maior alegria: “A vida se acrescenta dando-a e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam na missão de comunicar vida aos demais. O Evangelho nos ajuda a descobrir que um cuidado enfermo da própria vida depõe contra a qualidade humana e cristã dessa mesma vida.  Vive-se muito melhor quando temos liberdade interior para dá-la a todos: “Quem aprecia sua vida terrena, a perderá” (Jo 12,25). Aqui descobrimos outra lei profunda da realidade: “ que a vida se alcança e amadurece à medida que se a entrega para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão.”

É preciso que estejamos em condição permanente de missão e nunca perder a oportunidade de evangelizar, fazê-la oportuna e inoportunamente. Para isso é necessário conhecer a Palavra e os documentos da Igreja. O sínodo da nova evangelização pede um ardor missionário e por um impulso evangelizador e um estado de prontidão. Quando a Igreja fala de uma nova evangelização, não se refere a um novo conteúdo, mas sim nova nos métodos. A nova evangelização requer muito mais atitudes que palavras.

E chegando ao final da formação, Beatriz diz que anunciar a boa nova não é um peso e sim uma alegria. Convidou a todos para rezar o Magnificat, acrescentando que não se trata apenas de uma oração, mas que o Magnificat é uma pessoa: Maria, a Imaculada, Senhora dos Anjos!

Após a oração, houve um momento de renúncia das opressões e quando o silêncio tomou conta do ambiente, Beatriz pediu que continuássemos em silêncio que o deixássemos que pelo silêncio a oração pudesse entrar em nós. O Senhor revelou que tirava muitos do torpor da oração automática; exortou para que alargássemos os passos de nossas pernas. As revelações foram confirmadas com a Palavra de Rm 5,5 “O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO PELO ESPÍRITO SANTO”.

Foi assim que se encerrou este ensino  que segundo Beatriz tem sérias consequências, pois fomos selados pelo amor de Deus. O povo vibrou com o batismo!

confira ENSINO 3 - Fé Carismática

VEJA AS FOTOS DO SÁBADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário